Cevada - Presente em nossas cervejas e também no risoto do Bar da Maniacs

Cevada é o principal cereal utilizado como fonte de carboidratos para a produção de cerveja. Essa é a primeira frase da descrição feita no Guia Oxford da Cerveja, editado por Garrett Oliver e, na versão brasileira, pelo nosso CEO, Iron Mendes. Este importante ingrediente é uma espécie de gramínea natural do Crescente Fértil do Oriente Médio (antiga Mesopotâmia e seus arredores, atual Síria, Iraque e demais países da região). Por lá, inclusive, ainda é possível encontrar a cevada silvestre.

Não se sabe ao certo como o grão foi parar em uma bebida para originar a cerveja, já que é necessário converter o amido da planta em açúcares fermentáveis. Acredita-se, segundo o Guia Oxford, que a primeira produção da cerveja tenha sido feita com pão de cevada, resultando em uma bebida bem diferente das cervejas atuais. E sim, a cevada, primeiramente foi utilizada na alimentação, apenas depois virou ingrediente para bebidas alcoólicas.

Mesmo que os alimentos de grão de cevada não sejam mais tão populares, o grão é super nutritivo e uma ótima opção para substituir o arroz, por exemplo. E foi exatamente isso que o pessoal da cozinha do Bar da Maniacs fez. O prato vegetariano do mês de março foi o risoto de cevadinha com tomate pelati e queijo provolone.

Diferente do grão que usamos na cervejaria, a cevada para o risoto não é maltada. O processo é necessário para a produção de cerveja e não para o consumo. Segundo o Guia Oxford, o grão de cevada malteado tem o potencial de prover o equilíbrio perfeito de carboidratos e proteínas para a nutrição da levedura – e finalmente para a produção de cerveja. A cevada influencia em diversas características das cervejas. Na produção, os cervejeiros optam por grãos de duas ou seis fileiras, dependendo de qual resultado desejar. A cevada de duas fileiras fornece um maior rendimento de extrato, enquanto o tipo de seis fileiras tem uma atividade enzimática um pouco maior. O sabor e o aroma das cervejas produzidas a partir de ambos os tipos também diferem um pouco, sendo as do tipo de seis fileiras levemente mais secas.

Sabemos que você, Louco Por Cerveja, já conhece muito bem o potencial da cevada em bebidas alcoólicas. Que tal conhecer ela na versão alimentícia?

Este site utiliza cookies

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Conheça aqui nossa Política de Privacidade.

BEM-VINDO À MANIACS BREWING CO.

Você tem mais de 18 anos?

Se for beber, não dirija.

A venda e consumo de bebida alcoólica para/por menores de 18 anos é proibida.